Codesp volta a abrir licitação para instalação do VTMIS

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, republicou o edital da licitação para a implantação do sistema de monitoramento e informações do tráfego de navios (VTMIS) no cais santista. As propostas das empresas interessadas no serviço serão abertas no próximo dia 18 de março. A expectativa da Autoridade Portuária é concluir o processo licitatório até o final do ano.

Denominado oficialmente Vessel Traffic Management Information System (VTMIS ou, na tradução do inglês, Sistema de Gestão de Informações do Tráfego de Embarcações), o sistema possibilitará que a Autoridade Portuária tenha um maior controle sobre a navegação no estuário de Santos.

A reabertura da licitação era uma das prioridades da Docas no ano passado, segundo o diretor- presidente da Codesp, Renato Barco. Na primeira vez que a estatal abriu a concorrência, muitos interessados enviaram questionamentos sobre os critérios do procedimento à Codesp, que então preferiu retirar o material e refazê-lo.

Agora, as empresas que haviam adquirido o edital poderão retirar a versão atualizada do texto sem custos. Novos interessados poderão obtê-lo após o pagamento de R$ 80,00.

O projeto executivo, a gestão de seu andamento, a integração dos serviços e o fornecimento dos equipamentos, do software e do hardware estão entre as obrigações da empresa vencedora. Além disso, a firma (ou consórcio) escolhida será responsável por capacitar os servidores da Codesp e de entidades parceiras, como a Marinha do Brasil (por meio da Capitania dos Portos de São Paulo), a operar o sistema.

Para que o VTMIS seja implementado, será necessária a instalação de quatro pontos de monitoramento do tráfego marítimo.

Eles serão colocados na Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu e em Conceiçãozinha, os três em Guarujá, e na Ilha Barnabé, em Santos.

O centro de controle de todos os dados ficará na antiga Ponte de Inspeção Naval, hoje desativada, na Ponta da Praia, em Santos. Lá, acontecerá o processamento e a supervisão das informações, além das comunicações com as embarcações, por meio de um sistema de rádio VHF marítimo.

EQUIPAMENTOS – O VTMIS também contará com um sistema de radar, câmeras inteligente de longo alcance e um transponder AIS (Automatic Identification System, um sistema de identificação automática), além de sensores meteorológicos.

O radar, além de auxiliar a navegação, guiará o AIS na detecção de embarcações menores ou que não emitam sinais de transponder. Os dois equipamentos vão ajudar as câmeras inteligentes a filmar embarcações monitoradas.

Já os sensores meteorológicos vão servir para coletar dados climáticos e de visibilidade nas vias de navegação. Eles serão instalados em uma estação meteo-oceanográfica, que coletará dados sobre o clima e os movimentos de maré com o auxílio de dois marégrafos.

Assim, os operadores da central poderão estimar, de forma precisa, a profundidade dos berços do Porto, auxiliando na atracação de navios.

INVESTIMENTO – O investimento previsto inicialmente para a implantação do VTMIS em Santos era de R$ 19,4 milhões, desde que fosse implementado através do Reporto (programa de isenção de impostos do Governo).

Mas, para privilegiar questões ambientais, o valor da implantação do sistema poderá chegara R$ 36,5 milhões.

Deste total, R$ 20 milhões serão custeados pela Secretaria de Portos (SEP), montante a ser aportado ao longo de 42 meses. Já o restante virá do caixa da Codesp.

FONTE: A Tribuna

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