Dicas para Procurar Empregos

Visando atender a necessidade de nossos alunos, criamos essa seção com dicas para quem está procurando se posicionar melhor no mercado de trabalho e conseguir um emprego nas seguintes indústrias:
Sucesso no emprego

Muitas dessas indústrias requerem que os empregados trabalhem embarcados em navios ou plataformas. Há também empregos em terra, mas geralmente os funcionários devem fazer cursos semelhantes caso venham a embarcar.

Cada seção vai cobrir os requisitos, duração de contrato, experiência e habilidades necessárias e tipo de empregos oferecidos em cada área.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho marítimo e offshore no Brasil vem crescendo desde 2000. Com a descoberta do óleo Pré-Sal a indústria de Petróleo e Gás aumentou ainda mais o processo de exploração e produção de petróleo fomentando as indústrias de construção naval e marítima.

Em 2015 o mercado de óleo e gás no Brasil estagnou por conta da recessão no país e da investigação da Operação Lava-Jato que afeta as empresas de offshore e marítimas diretamente.  A falta de crescimento influencia no número de vagas que abrem.

Embora o número de vagas tenha diminuído, a indústria continua operando e há uma expectativa do mercado se recuperar em 2017.

Resumo

As seções de dicas para empregos constituem nas seguintes partes:

1) Profissões
Lista de profissões na indústria e habilidades necessárias para cada emprego
a. Salários
Lista com salários de cada emprego (apenas para alguns empregos).

2) Cursos
Cursos e formação necessária para se qualificar.

3) Currículo
Dicas para melhorar e moldar seu currículo para a indústria. Também tem currículos modelo disponível para baixar.

4) Empresas
Lista de empresas e agências de recrutamento que atuam no setor.

5) Entrevistas
Dicas de como fazer uma boa entrevista e o que os entrevistadores da indústria querem ver no candidato.

6) Concursos Públicos
Cargos públicos exigem que o candidato passe por um processo seletivo através de concursos públicos.

7) Exames médicos
Algumas indústrias pedem exames e vacinas.

Aviso Legal

As dicas postadas nesse site pela Shelter fazem o uso da nossa experiência e conhecimento na indústria. No entanto, estes não constituem um guia ou manual formal de como conseguir um emprego na indústria. São apenas sugestões de algumas melhores práticas que observamos que podem aumentar sua chance no mercado. Não podemos garantir o sucesso da sua aplicação mesmo fazendo tudo descrito nas nossas dicas. Isso depende de: suas habilidades, formação, necessidades da empresa contratante e muito mais.

A Shelter não poderá ajudar com colocação em nenhuma das empresas. Por favor não mande e-mails pedindo ajuda, pois não temos um setor capacitado para recrutamento. Por favor, não citar o nome da Shelter em seu currículo ou entrevistas.

A Shelter não se responsabiliza pelo seu currículo e ações decorrentes do processo seletivo.