Cursos para Trabalhar em Navios e Cruzeiros

Para poder trabalhar a bordo de navios de cruzeiro, será necessário completar alguns cursos obrigatórios. Além desses cursos obrigatórios, o candidato também necessita ter cursos e formação na área que deseja trabalhar.

Cursos de Segurança

Aula prática de CBSNCurso Básico de Segurança de Navio – CSBN
O nome desse curso é geralmente confundido com a norma internacional – STCW – que regula os cursos para todos funcionários que desejam trabalhar embarcados. Esse curso tem a finalidade de ensinar técnicas de segurança a bordo tipo combate a incêndio básico e outros procedimentos de segurança, além de técnicas de sobrevivência no mar.

Curso de Familiarização de Proteção de Navio – CFPN
Esse curso se tornou obrigatório para todos os tripulantes não-aquaviários de acordo com a NORMAM 24. O propósito desse é ensinar os alunos a reconhecer ameaças ao navio e como reagir a essas ameaças. Este ficou conhecido informalmente como o curso de antiterrorismo.

Cursos Avançados

Curso para Profissionais de Proteção Marítima – CPPM
O propósito desse curso é qualificar profissionais que vão trabalhar com a segurança do navio, conhecidos como o Company Security Officer (CSO) e Ship Security Officer (SSO). Tanto o CSO quanto o SSO são qualificados no novo formato desse curso.

Cursos Específicos

Outros cursos específicos que podem ser exigidos dependendo da profissão

  • Serviço responsável de álcool
  • Contabilidade
  • Cursos técnicos (eletricista, mecânico, etc.)
  • Formação de marítimo/aquiviário

Além dos cursos específicos é recomendável que todos os candidatos tenham feito curso de inglês e de alguma outra língua e possa comprovar com certificados.


Leia Mais

>> Próximo: Ajeite seu currículo

<< Anterior: Ache a profissão que você quer a bordo