Cursos para Trabalhar em Plataformas de Petróleo e Gás Offshore

Antes que possa ingressar em uma plataforma offshore para trabalho precisa obter as qualificações necessárias para a profissão que deseja exercer, e fazer os treinamentos de segurança exigido pela Autoridade Marítima Brasileira.

Cursos Básicos de Segurança Offshore

Curso Básico de Segurança de Plataforma – CSBP
O CBSP, mais conhecido como Salvatagem, é o curso obrigatório para ingressar em plataformas. Esse curso fornece os ensinamentos básicos de sobrevivência no mar, combate a incêndio e segurança para ficar embarcado em alto mar.

Helicopter Underwater Escape Training – HUET
O HUET, Treinamento de Escape de Aeronave Submersa, não é obrigatório, mas vem sido exigido cada vez mais pelas empresas, principalmente aquelas cujo acesso a plataforma é feito exclusivamente por helicóptero.

Cursos Avançados

Curso para Profissionais de Proteção Marítima – CPPM
O propósito desse curso é qualificar profissionais que vão trabalhar com a segurança da plataforma, conhecidos como o Company Security Officer (CSO) e Ship Security Officer (SSO). Os oficiais de proteção da plataforma precisam ser qualificados através deste curso.

Curso Avançado de Combate a Incêndio – CACI
Este curso destina-se a profissionais atuantes em unidades offshore que façam parte da equipe de combate a incêndio. Este curso fornece conhecimentos de combate a incêndio além do treinamento básico feito no CBSP.

Curso de Primeiros Socorros Offshore – CPSO
Profissionais não aquaviários que atuam na área de atendimento elementar de primeiros socorros a bordo de unidades marítimas. Este curso fornece os conhecimentos avançados necessários para os socorristas a bordo.

Equipe de Manobra e Combate a Incêndio de Aeronave – EMCIA
O curso destina-se a profissionais atuantes como Homens de Área, Plataformistas, Técnicos de Segurança e pessoas interessadas em trabalhar em helipontos, aeroportos de pequeno e médio porte e locais onde possuam operações com aeronaves.

Curso de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento – CESS
Trabalhadores designados para a condução das embarcações de sobrevivência em plataformas devem se capacitar nas tarefas de lançamento e manobras com embarcações de sobrevivência e salvamento, além de abordar técnicas de sobrevivência no mar, resgate por helicóptero e noções de primeiros socorros.

Curso de Embarcações Rápidas de Resgate – CERR
Os trabalhadores, não aquaviários, que estejam envolvidos com a operação e o emprego de Embarcações Rápidas de Resgate (ERR), devem se capacitar nas tarefas de manobras com a ERR, procedimentos de segurança, emergências e operação de resgate.

Cursos Profissionalizantes Offshore

Curso de Homem de Área
Este curso destina-se a trabalhadores que desejam obter uma qualificação profissional para ingressar nas atividades de uma plataforma de óleo e gás. O Homem de Área deve auxiliar nas operações de movimentação de cargas, bem como auxiliar profissionais especializados nas atividades de manutenção e reparos.

Curso de Plataformista
O curso de Plataformista destina-se a profissionais que querem ingressar no setor perfuração e manutenção de poços de petróleo em sondas de perfuração. Esse curso fornece conhecimentos sobre como auxiliar a equipe de sonda, junto com o torrista e o sondador, assim como conhecimentos básicos sobre a indústria de óleo e gás, perfuração e exploração.

Curso de Torrista
O Torrista é mais experiente que o Plataformista e executa suas funções do alto da torre de perfurações. O curso de Torrista capacita o aluno sobre nas manobras de descida e retirada da coluna de perfuração e nas operações de sonda, além de segurança e trabalho em altura.

Curso de Sondador
Quem comanda a equipe de perfuração é o Sondador. O Sondador é responsável por coordenar a equipe durante a perfuração. Ele(a) deve ser qualificado(a) na função de Plataformista e Torrista e ser capacitado em todas as funções da cabine de controle.

Cursos Específicos de Segurança Offshore

Curso de Movimentação de Cargas – NR-11
O Curso de Movimentação de Cargas destina-se a trabalhadores que almejam trabalhar em plataformas de óleo e gás com movimentação de cargas. Muitas das profissões a bordo de uma plataforma lidam com movimentação de cargas, logo é necessário capacitar esses profissionais para que executem as manobras com cargas com segurança.

Curso de Trabalho em Espaço Confinado – NR-33
Por conta da complexidade da plataforma, existem vários espaços pequenos e com com pouca ventilação. Este curso capacita trabalhadores e vigias que necessitam trabalhar em nesses espaços.

Curso de Trabalho em Altura – NR-35
Todos os trabalhadores que executam tarefas acima de dois metros de altura são exigidos a certificação em trabalho em altura. Esse treinamento serve para que os profissionais a bordo de plataformas entendam os riscos e medidas de segurança para trabalhos executados em torres ou pendurados.

Cursos em Simuladores

Além dos cursos teóricos e práticos, alguns profissionais necessitam de qualificação em simuladores para que dominem a operação de equipamentos específicos. Os principais cursos de simuladores exigidos em plataformas estão listados abaixo:

  • Curso de Operador Geral em GMDSS
  • Curso de Operador em ECDIS
  • Curso de Gerenciamento de Passadiço
  • Curso de Operador de DP
  • Curso de Operador de Guindaste
  • Curso de Movimentação de Cargas
  • Curso de Operador de Lastro
  • Curso de Operador de ROV
  • Curso de Sondador (Drilling)
  • Curso de Controle de Poço (Well Control)

Cursos Técnicos e Superior

Outros cursos específicos que podem ser exigidos dependendo da função a bordo da plataforma. Os mais comuns são:

  • Inglês
  • Cursos técnicos (eletricista, mecânico, etc.)
  • Formação de marítimo/aquiviário
  • Curso superior para Engenheiros, geólogos, etc.

Como o ambiente de plataforma envolve lidar com pessoas de nacionalidades diferentes, o domínio da língua inglesa pode ser exigida para algumas funções, principalmente na área marítima.


Leia Mais

>> Próximo: Prepare seu currículo para empresas offshore

<< Anterior: Encontre a sua profissão em plataformas