Como Fazer Entrevistas em Empresas de Óleo e Gás

A fase da entrevista é a mais difícil, logo é a mais crucial. É muito importante não desperdiçar essa oportunidade depois de passar por tantos passos para chegar até aqui.

Entrevistas por telefone ou vídeo conferência

Entrevista por SkypeEmpresas multinacionais podem exigir entrevistas via vídeo conferencia (Skype). Se for o caso, garanta que possa fazer essa entrevista de um lugar com bom equipamento e com boa conexão. Nada é mais frustrante que um conexão instável que fica cortando a cada duas palavras.

Se for fazer por telefone, garanta que vai estar em algum lugar sem interferência ou barulho. Por exemplo, se estiver em casa faça num quarto fechado e avise a todos para não perturbarem.

Antes da entrevista

É muito importante estar pronto para entrevista, afinal você quer que o empregador lhe veja no seu melhor. Se planeje para dormir bem e chegar na hora ou antes da hora. Algumas dicas do que fazer antes da entrevista:

  • Saiba exatamente de que vaga se trata. Releia o anúncio da vaga que você se candidatou para saber as responsabilidades exigidas e saber quais pontos e palavras-chaves mencionar durante a entrevista.
  • Pesquise a empresa que lhe chamou para a entrevista. Descubra as áreas de atuação, artigos sobre a empresa, planos para futuro e como esta se encaixa no mercado de óleo e gás brasileiro e internacional.
  • Cuidado com seu perfil em redes sociais. Muitas empresas checam os perfis em redes sociais e desqualificam o candidato por causa do perfil.
  • Imprima uma cópia do seu currículo mais atual leve para a entrevista, de preferência em uma pasta.
  • Leve qualquer documento adicional que o empregador pode pedir (referências, certificados de cursos, carteira de trabalho, etc.)

Um profissional bem preparado se destaca dos outros candidatos. O entrevistador pode querer testar o quão pronto você estaria para a situação, logo ter seu currículo, documentos e dados da empresa a mão demonstram que você é preparado e está ativamente interessado na vaga.

Como se vestir para a entrevista

Vá de terno na entrevistaVá bem arrumado. Na dúvida, é melhor estar bem vestido do que de mal vestido já que essa é a primeira impressão que vai causar. Dê preferência a ternos e roupas profissionais – tanto para homem quanto para mulher. Evite bermudas, camisetas ou qualquer roupa informal. A intenção aqui é se destacar do resto. Uma roupa formal mostra que é um profissional sério e que leva esta vaga a sério.

Esconda as tatuagens. Use uma roupa que não deixe nenhuma tatuagem visível. Muitos empregadores não se preocupam se tem tatuagens ou não, mas é preferível não mostra-las já que isso pode ser um fator decisivo para desempate.

O que não fazer

A entrevista é um momento em que todos os aspectos do candidato estão sendo julgados dinamicamente. É importante saber o que fazer numa entrevista e mais importante ainda saber o que não fazer:

  • Faltar a entrevista. Evite faltar ou reagendar a entrevista a todo custo.
  • Se tiver que faltar, ligue com bastante antecedência para agendar outra hora. Não precisa entrar em detalhes e contar uma história. Entrevistadores são pessoas ocupadas, não precisam perder mais tempo ouvindo uma desculpa.
  • Chegar atrasado(a) na entrevista. Chegue na hora ou antes da hora.
  • Levar os filhos no dia da entrevista. Planeje-se para poder deixar os filhos com alguém.
  • Falar que precisa de um emprego, qualquer que seja. Você está ali para conseguir aquela vaga, deve se mostrar o candidato mais apto a ela, e não alguém que quer somente arrumar um emprego qualquer.
  • Não saber nada sobre a empresa.
  • Não fale mal de seu empregador atual ou antigo.
  • Evite falar que não sabe na entrevista. Se não souber uma resposta na entrevista, fale que vai pesquisar e retornar com a resposta.
  • Não pergunte sobre salário ou benefícios até a fase de negociação. De preferência, deixe que o empregador fale sobre isso primeiro.

Empresas de offshore e marítimas geralmente são mais conservadoras. Mantenha o seu lado pessoal, opiniões e ideias mais reservadas e mostre um lado mais sério e profissional.

Perguntas

Durante a entrevistaPara se prepara para uma entrevista faça uma simulação mental, ou peça para que algum amigo ou parente te ajude. É raro que as empresas de óleo e gás vão fazer entrevistas muito complexas ou perguntas “pegadinha”. Isso cabe mais a empresas mais inovadoras. A menos que as entrevistas estiverem sendo feitas por uma empresa de RH contratada.

Em geral, pode se esperar perguntas mais tradicionais com o intuito de avaliar a fundo sua experiência profissional. Tais como:

  1. Me conte um pouco sobre você.
  2. Fale sobre a sua experiência de trabalho.
  3. Porque você gostaria de trabalhar em óleo e gás?
  4. Você tem experiência trabalhando embarcado?
  5. Fale sobre sua experiência em óleo e gás/elétrica/mecânica/engenharia/etc.
  6. Porque você aplicou para essa vaga?
  7. Qual foi o maior desafio que você teve na sua vida profissional?
  8. Você é capaz de trabalhar sobre pressão durante muitas horas?
  9. Você seria capaz de viajar e passar meses distantes de casa e da família?
  10. Porque você quer trabalhar conosco?
  11. Quais são suas maiores qualidades?
  12. Quais são suas maiores fraquezas?
  13. Porque você saiu do seu último emprego?
  14. Quais são seus objetivos?

Durante a entrevista

Durante todo o processo de entrevista o seu comportamento será avaliado. Desde da pontualidade, tom de voz até a sua postura. Considere que está sendo avaliado desde o momento que você entra num empresa. Algumas dicas para lembrar na entrevista:

  • Olhe nos olhos e seja sempre sincero(a).
  • Tenha uma atitude positiva. Tente terminar suas respostas com comentários positivos e/ou uma perspectiva positiva.
  • Se você não souber a resposta de alguma pergunta dos entrevistadores, demonstre positividade. Fale que vai pesquisar e responder depois. Não é errado não saber, mas tem que demonstrar que sabe se adaptar e está apto a buscar soluções.
  • Se perguntarem sobre alguma habilidade ou técnica que não possui, não minta, admita que não sabe mas estaria mais que disposto(a) a aprender antes ou durante o emprego.
  • Foque em resultados. Mostre como suas habilidades ajudaram as empresas no passado a alcançar resultados melhores.
  • Mostre que está interessado(a) em trabalhar naquela empresa mais do que qualquer outra.
  • Não se esqueça de ser educado(a) e sorrir.
  • Seja formal e educado, se refira ao entrevistador pelo nome e sempre fale “obrigado”.

A maioria dos entrevistadores sabe que é normal estar nervoso. Isso deve te ajudar a ficar mais calmo(a). Saiba que o entrevistador entende que você não vai estar 100% calmo(a). Em certas ocasiões até o próprio entrevistador não vai estar tão calmo porque ele(a) não tem costume de fazer entrevistas.

Devo fazer perguntas?

Fazer perguntas aos empregadores demonstra que você está realmente interessado(a) na vaga. Tome cuidado para não fazer perguntas que você deveria saber pelo site ou através do anúncio de emprego e para não fazer perguntas excessivas. Cuidado também para não fazer perguntas sem sentido ou demasiadamente longas.

Algumas perguntas boas para se fazer:

  • O que você mais gosta de trabalhar nessa empresa?
  • Quais são as maiores dificuldades que você tem e o que a pessoa nesta posição pode ajudá-lo?
  • Como você vê a sua empresa em relação a sua concorrência?
  • O que você procura num candidato ideal para essa vaga?
  • Vocês já tem um prazo para escolher um candidato?
  • Haverão outros passos no processo seletivo para essa vaga?
  • Como você vê o mercado de óleo e gás nos próximos anos?
  • Qual é o regime que eu devo trabalhar? (quanto tempo embarcado e quanto tempo em terra)

Essas perguntas são para ser feitas ao entrevistador da empresa. Se estiver em uma entrevista com a agência de recrutamento, não é necessário faze-las.

Agências de recrutamento e RH

Uma entrevista com a agência de recrutamento é diferente de uma com um empregador. No caso de empresas o propósito é demonstrar suas qualidades pra quem vai tomar a decisão de contratação. Para agências, é importante conversar com o recrutador para saber como vender o seu currículo da melhor forma para uma empresa. Pergunte ao recrutador quais mudanças no seu currículo são recomendáveis e se vale a pena ter versões diferentes para empresas ou cargos diferentes. Quando for encaminhado(a) a uma entrevista, pergunte o que o recrutador está esperando de um candidato para melhor atende-lo durante a entrevista.

Após a entrevista

Se você não ouvir uma resposta logo após a entrevista, não se preocupe.  O processo seletivo pode demorar. Se você souber quando pretendem tomar uma decisão, pode mandar um e-mail ou ligar para perguntar se já escolheram alguém para a vaga. Isso mostra ao empregador que está interessado(a).

Alguns candidatos já tiveram bons resultados mandando um e-mail agradecendo logo após a entrevista, já que isso faz com que o empregador lembre de você.

Após a entrevistaSe não for escolhido, não fique chateado(a). Lidar com rejeição é sempre difícil, porém, é mais importante continuar tentando outras vagas. Um empregador pode não escolher um candidato por vários motivos, alguns que não tem nada haver com a qualificação do candidato em si. Pode ser que ele(a) recebeu uma indicação, a vaga foi preenchida internamente ou a vaga foi cancelada.

Cuidado para não se queimar com as empresas. Embora existam muitas empresas offshore e a maior parte destas são grandes, há uma certa comunicação entre elas. Seja sempre cordial e sincero e não tente aplicar para muitas vagas diferentes dentro da mesma companhia.

Negociação de salário

A negociação de salário geralmente vem depois da entrevista. Alguns cargos já tem um salário predeterminado. Para outros, há uma certa flexibilidade. Em geral, quem fala o salário primeiro em uma negociação, perde. Se o empregador falar “entre X e Y”, aceite o valor mais alto: “Y para mim é perfeito.”

O importante em uma negociação de salários é achar uma posição que seja benéfica para os dois. Como em qualquer negociação, quem quer mais sempre vai ceder mais. Se tiver mais de uma proposta de outra empresa vai facilitar a sua posição na hora de negociar. Como pode ver pela lista de salários de cargos offshore os salários podem variar muito dependendo da:

  • Experiência
  • Qualificações
  • Cargo (Exemplo: Plataformista I, II ou III)
  • Empresa

Leia Mais

>> Próximo: Saiba como participar de concursos públicos em óleo e gás

<< Anterior: Envie seu currículo para empresas offshore