Administração

Essas profissões cuidam da parte de gestão e da segurança dos equipamentos e pessoal da plataforma.

Gerente de Operações da Plataforma

O Gerente de Operações da Plataforma é responsável pela gestão de todo o equipamento e pessoal da plataforma. Sua cargo é semelhante a um capitão de navio já e que ele/ela é encarregado pela segurança, proteção, meio ambiente, operações, eficiência e bem estar da tripulação. Ele/ela deve possuir experiência e cursos em gerência e liderança para ser capacitado a gerenciar uma tripulação de até 200 pessoas.

Oficial de Proteção

Para garantir a segurança da tripulação o Oficial de Proteção tarefas de proteção e vigilância a bordo. Ele/ela realiza inspeções periódicas de proteção da plataforma, supervisiona a implantação do Plano de proteção, coordena a  manipulação da  carga e das provisões do navio, informa toda deficiência e descumprimento descobertos durante as inspeções e revisões periódicas, acrescenta a tomada de consciência da, notifica todos os atos que afetem à proteção e coordenar a implantação do Plano de proteção da plataforma.

Técnico de Segurança do Trabalho

Locais com obras, movimentação de cargas e outros riscos requerem a presença de um técnico de segurança do trabalho. Ele/ela é o profissional responsável pela prevenção de acidentes, promoção de saúde e preservação do meio ambiente. Além disso, ele é o responsável por auxiliar o empregador e trabalhadores a cumprir as normas de segurança, saúde e meio ambiente – nacionais e internacionais. No Brasil, é um profissional com formação de nível médio,1 regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 19852 .

Operador de Rádio

O Operador de Rádio é responsável por toda a comunicação externa e pela manutenção do equipamento rádio e telecomunicações. Ele/ela monitora e registra posições de navios e helicópteros que trafegam na área e acessam a plataforma. O operador de rádio ser cursado em operara cão de GMDSS. Também pode ser exigido a monitorar os sistemas de incêndio e de detecção de gás a bordo, ajudar no trabalho administrativo e fornecer a previsão do tempo.

Chefe de Almoxarifado

O Chefe do Almoxarifado é responsável por toda logística de materiais, controle de estoque e o bom funcionamento do Sistema de Gestão de Materiais. Ele/ela é responsável por preparar as requisições necessárias de peças e materiais com base nos limites mínimos estabelecidos, assim como manter registros precisos de peças e materiais utilizados, transferidos, perdidos ou recebidos.

Auxiliar de Almoxarifado

O Auxiliar de Almoxarifado é subordinado do Chefe do Almoxarifado e auxilia este nas operações diárias do controle de estoque de materiais.

Técnico de T.I.

O Técnico de Informática a bordo é responsável pelo funcionamento e manutenção dos computadores e softwares na plataforma. Este precisa de ampla experiência com suporte de hardware e software além de uma formação em informática, desenvolvimento de software ou ciência da computação.

Cozinheiro

O Cozinheiro é fundamental para plataforma já que ele/ela é o principal responsável pela alimentação de toda tripulação. A principal função do Cozinheiro é coordenar a cozinhar para que todas as refeições saiam no horário certo e que todos os residentes da plataformas estejam bem alimentados sem causar grande desperdício de comida. Logo, além de ser responsável pelas receitas e a qualidade da comida, também é responsável por gerenciar o estoque de alimentos para pedir reabastecimento do mesmo quando necessário. Experiência anterior como cozinheiro é necessária para este cargo, de preferencia em cozinha industrial.

Ajudante de Cozinha

Os Ajudantes de Cozinha são subordinados do cozinheiro e são responsáveis por auxilia-lo em todas as funções da cozinha. Estes cargos favorecem até pessoas sem experiência de cozinha já que alguns dos trabalhos são apenas de lavagem e limpeza.

Padeiro

Responsável por fazer pães e ajudar o cozinheiro. Necessita de experiência anterior como padeiro.

Nutricionista (eventual)

A comida a bordo tem que ser nutritiva e balanceada já que para muitos o trabalho envolve um grande desgaste físico. Por isso, várias empresas contratam Nutricionistas que vão eventualmente para a plataforma para checar a qualidade da comida sendo feita.

Comissário de Bordo

O Comissário de Bordo é o responsável pela administração, abastecimento e serviço de tripulantes e passageiros, a bordo de um navio. Sua principal função é manter um registro dos passageiros a bordo, alocar alojamento e ajudar na administração da tripulação. Também pode ser exigido a auxiliar o gerente com qualquer função administrativa. Uma formação em hotelaria ou experiência anterior podem ser exigidas.

Enfermeiro(a)

O enfermeiro é responsável pela organização dos cuidados de saúde preventivos, supervisão de saúde física e mental de pessoal, administração de tratamento de primeiros socorros, supervisão dos procedimentos de preparação de emergência médica, controle de padrão de higiene na plataforma, e registo de produtos químicos e substâncias médicas. Ele/ela deve estar de plantão 24/7, enquanto estiver embarcado. Se for necessária uma evacuação médica de uma pessoa, o enfermeiro é responsável por organizar este. Também deve controlar o estoque de suprimentos médicos e de enfermagem

Profissional de Educação Física (eventual)

Para ajudar o condicionamento físico e bem-estar dos funcionários os Profissionais de Educação Física vem a bordo eventualmente para auxilia-los em exercícios e condicionamento.


Leia Mais

Lista de Departamentos

Lista de Salários