Marítma

Como a plataforma também é uma embarcação marítima, esta também possui pessoal com experiência de marítima para poder enfrentar as condições do mar, atracar com outras embarcações e ajustar o posicionamento da plataforma. Algumas dessas profissões são as mesmas das embarcações de apoio.

Mestre

O Mestre é o responsável pela Seção Marinha e responde diretamente ao Gerente da Plataforma. O Mestre auxilia o Gerente em todos os assuntos marinhos relacionadas com o funcionamento do equipamento, incluindo, mas não se limitando, a: Posicionamento Dinâmico, manuseio de âncoras, operações de elevação, rádio, GMDSS, estabilidade, manutenção do casco e de equipamentos marítimos, estabilidade, operações de helicópteros; tanques e espaços confinados; diários de bordo e atendimento operacional; formação de pessoal marinhos; determinadas funções de resposta a emergências.

Contramestre

O Contramestre presta suporte ao Mestre e coordena os marinheiros. Ele/ela e garante que atividades marítimas estão em conformidade com as normas marítimas do país. Também pode ser responsável por: registro de produtos perigosos, equipamentos de elevação, equipamentos marítimos, sala de controle, posicionamento dinâmico, manuseio de âncoras e de estabilidade, manutenção do casco, aterrissagem de helicópteros e emergências.

Oficial de Náutica

Oficiais de Náutica a bordo são responsáveis por outras funções tais como pilotagem, navegação, rádio, manobra, ativa, salvamento, limpeza e manutenção do casco, operação geral da embarcação, serviços de saúde e câmaras a bordo. Para se tornar um Oficial de Náutica é preciso ter as qualificações necessárias dos institutos reconhecidos.

Marinheiro

O Marinheiro é funcionário que é responsável pela manutenção, serviço e operação das embarcações. É subordinado dos Oficiais e faz parte da equipe marítima da plataforma. Os Marinheiros não são necessariamente certificados, já que não precisam de uma formação náutica específica para exercer certas funções. Geralmente são contratados para o navio para servirem uma função semelhante a que já tem experiência em terra.

Operador de DP (Posicionamento Dinâmico)

O Operador de DP é responsável pelo sistema que controla automaticamente a posição e aproamento de uma embarcação por meio de propulsão ativa. Além disso, o Operador de DP é responsável monitorar o GMDSS, a atualização do diário de bordo e o funcionamento do GMDSS, assim como auxiliar o Mestre, Contramestre e Oficial de Segurança na manutenção e atualização de segurança marítima e de equipamentos conforme necessário.

Operador da Sala de Controle

O Operador da Sala de Controle (ou Técnico da Sala de Controle) é responsável por oprear a sala de controle central (CCR). Esta serva para garantir que as operações de produção sejam executadas de acordo com os procedimentos e regulamentos de segurança. Manter registros dos eventos e das tendências de produção. Informar a gerência ou supervisão sobre qualquer alteração de importância para uma garantir uma operação eficiente e segura.

Operador de Guindaste

O Operador de Guindaste é responsável pela operação e manutenção dos guindastes. Além disso, coordena o assistente e marinheiros responsáveis pela carga. Ele/ela supervisiona todas as atividades de movimentação de carga que necessite usar o guindaste. O operador deve ter experiência e qualificação em movimentação de cargas e operação de guindaste.

Assistente de Guindaste

O Assistente de Guindaste é responsável pela operação e manutenção diária do guindastes. Além disso, auxilia a equipe de convés na movimentação de cargas e nas operações com helicópteros.


Leia Mais

Lista de Departamentos

Lista de Salários