Perfuração

O setor de Perfuração é responsável pelas funções mais importantes da plataforma que envolvem exploração e produção. Este setor é responsável por perfurar poços de petróleo e extrai-lo. A maior parte das funções da plataforma giram em torno da perfuração, logo o setor de perfuração tem os salários mais altos, mas também tem exigências maiores para ingressar nesses cargos.

Engenheiro de Petróleo

Dentro da carreira de engenharia de petróleo é possível trabalhar com diversas áreas do processo de produção de petróleo: na exploração, na produção e na comercialização. Na plataforma o engenheiro vai atuar na área que tenha o conhecimento específico seja esta mecânica, química, geologia ou naval. A função de um engenheiro na plataforma é essencial e seu cargo vai determinado pela sua senioridade e experiência. É esperado que ele(a) trabalhe com a equipe da sua área para promover uma melhora na eficiência do processo de extração de petróleo.

Engenheiro Subsea

O Engenheiro Subsea é responsável pelos equipamentos subsea, tais como: módulos, jumpers e ferramentas. Ele(a)deve contribuir na montagem e manutenção de equipamentos subsea, assim como visualizar a maneira mais rápida e eficiente de se montar e testar os mesmos. Ele(a) é responsável por auxiliar todo o trabalho relacionado com a Subsea Blow-out Preventer (BOP) e Sistema de Controle. Ele(a) também supervisiona toda a instalação e recuperação de BOPs submarinos. Ele(a) é o chefe da Seção de Subsea e fica responsável pelo teste de segurança, instalação e operação dos BOP e Sistema de Controle.

Geólogo / Geofísico

O Geólogo ou Geofísico responsável por coletar e controlar os dados a bordo. Ele(a) tem que saber criar as descrições para as amostras geológicas e elaborar relatórios usando esses dados. Geralmente tem nível superior ou mestrado em Geologia ou Geofísica Marinha.

Encarregado da Sonda (Tool Pusher / Tourpusher)

O Encarregado da Sonda é responsável por cuidar da logística de materiais e pessoal, atuando como um gerente da sonda, sempre seguindo o programa do poço elaborado pelos engenheiros. Também pode ser chamado de Tool Pusher ou Tourpusher.

Ele(a) é um elemento crucial para a qualidade e segurança dos trabalhos. Ele(a) é o(a) líder da equipe de perfuração e supervisiona todas as operações de perfuração do início ao fim utilizando dados em tempo real para fornecer mão de obra para o equipamento específico e concluir a operação. Sua constante atuação na prevenção de acidentes é fundamental para segurança de sua equipe.

Sondador (Driller)

O Sondador, também conhecido como Driller, é o trabalhador que comanda e monitora múltiplos parâmetros (peso, vazão, pressão, temperatura, níveis de tanques, inclinações do poço, etc.) para perfuração e extração do poço.  Sua equipe geralmente é composta de: assistente de sondador, torrista e plataformistas além de outros auxiliares eventuais. Sua principal função envolve cálculos, monitoração de painéis, manipulação de instrumentos de grande perícia, além de requerer forte liderança de equipe.

Assistente de Sondador (Driller Assistant)

A complexidade dos trabalhos nas plataformas modernas exige a atuação de dois sondadores ou de um sondador e um assistente. O Assistente de Sondador é responsável por orientar a equipe composta de plataformistas e torrista em suas atividades e auxiliar o sondador durante certas manobras. Um bom assistente de sondador é capaz de realizar quase todas as operações que o sondador realiza. Ele(a) deve supervisionar todo trabalho realizado no convés de perfuração e todos os outros trabalhos ligados as operações de perfuração. Esta função é considerada como uma posição de estagiário ou trainee para alcançar competência para trabalhar como Sondador.

Torrista (Derrick Man)

Durante as manobras (descidas ou retiradas de coluna) o Torrista fica no alto onde é encarregado de arranjar as seções de tubos. Ele(a) deve ter capacidade de trabalhar sozinho e com segurança já que evitar acidentes de fluxo ou incêndio tornam se mais difíceis em altura. É necessário que o Torrista tenha treinamento em trabalho em altura para poder atuar na plataforma. Quando a sonda não está em manobras de tubos, o Torrista trabalha juntamente com químico no sistema de fluidos, além de realizar limpeza nos tanques de lama.

Plataformista (Roughnecks)

Plataformista é o início de carreira na equipe de sonda. Em muitos lugares são conhecidos pelo seu nome em inglês: Roughnecks. Plataformistas são responsáveis por executar os trabalhos mais pesados e se expõem a maiores riscos. Essas funções exigem habilidade, força e resistência física para operar ferramentas complexas e pesadas, efetuar trabalhos em alturas e conectar e ajustar equipamentos para descida no poço – onde pequenos descuidos podem levar à grandes prejuízos. Os Plataformistas trabalham em equipe e são subordinados do Sondador.

Homem de Área (Roustabouts)

Homem de Área é a profissão de ingresso para muitas plataformas. O objetivo de muitos desses é de tornarem-se plataformistas, guindasteiros ou mecânicos. Os Homens de Área trabalham na movimentação de cargas junto ao guindasteiro e sob o comando do contramestre de movimentação de cargas. Também são responsáveis por efetuar serviços de limpeza e manutenção geral do convés e eventualmente auxiliam nos trabalhos na sonda de perfuração. As atividades do Homem de Área são fisicamente exaustivas e muitas vezes perigosas, por isso exigem grande atenção e conhecimento de inúmeros procedimentos de segurança.

O candidato que quiser ingressar na plataforma como Homem de Área deve ter cursos específicos para segurança a bordo (CBSP) e treinamento de Homem de Área. Apesar de ser uma profissão de ingresso, muitas empresas exigem que tenha experiência anterior, preferencialmente embarcado em embarcações de apoio.

Bombeador

O Bombeador supervisiona e fiscaliza as áreas de processamento de lama e assegura que estes são mantidos limpos e arrumados, e que a manutenção do equipamento é realizada de acordo com os procedimentos. Este deve ser treinado para operar a bombas de lama e cimentação de forma a auxiliar a equipe na tarefa de perfuração.

Guindasteiros (Crane Operators)

O trabalho dos Guindasteiros é bastante difícil, pois eles são responsáveis por movimentar toda carga não líquida que entra e sai da plataforma. Isso envolve movimentar matérias e pessoas entre as plataformas e rebocadores sob condições dinâmicas do mar e em espaços bastante reduzidos, exigindo grande concentração e habilidade em operar o guindaste, além de grandes cuidados com a segurança de todos envolvidos na operação.

Contramestre de Movimentação de carga (Deckpusher)

O Contramestre de movimentação de cargas coordena, na área externa, a movimentação de cargas, em contato com a sala de controle, o almoxarife, a sonda e os rebocadores. O mesmo deve ter muita habilidade para acomodar na plataforma uma grande quantidade de materiais em um espaço exíguo, o que exige frequentes movimentações de cargas.

Soldador e Caldeireiro

O trabalho do Soldador/Caldeireiro é de reparação e manutenção que exigem soldagem ou corte por oxigênio e equipamentos de acetileno. O soldador deve  ter o treinamento específico para assegurar que todos os trabalhos são realizados com a segurança necessária. Suas responsabilidades são com para instalações, montagens, reparos e manutenção de componentes que exigiam soldagens tais como chapas metálicas e tubulações.

Montador de Andaimes

O Montador de Andaimes é responsável por montar e operar os andaimes a serem usados a bordo. O trabalho de montagem de andaimes possuí características peculiares, pois, em geral, os pontos de ancoragem são do próprio andaime, o que requer uma especial atenção a cada movimento, pois o trabalhador só deverá se conectar a pontos que já estejam corretamente posicionados e travados. A área deverá ser isolada a fim de evitarmos a queda de materiais e o içamento das peças deverá ser feito com auxilio de equipamentos especiais para este fim. A montagem do andaime na área offshore é utilizada em várias partes das plataformas, tanto nas áreas de pintura mecânica, elétrica, reparos do casco do navio ou pernas de plataformas, guindastes e muitas outras áreas.

Operador de ROV

O Operador de ROV, ou piloto de ROV, é responsável por pilotar os veículos submarinos operados remotamente – conhecidos como ROVs. Os ROVs são robôs que desempenham diversas funções debaixo d’água que não seria viável para mergulhadores por conta do perigo, profundidade ou peso. Para poder trabalhar com isso é preciso ter feito um curso especificamente para aprender a usar os ROVs. Esse curso é feito em simuladores de ROV, também conhecido como VROV. Operadores de ROV também podem ser contratados por embarcações de apoio.


Leia Mais

Lista de Departamentos

Lista de Salários