FAQ

Dúvidas Frequentes

PAGAMENTO:

1) Quais são as formas de pagamento?
2) É necessário fazer um depósito para garantir a minha vaga no curso?
3) Posso pagar online?
4) Pagamentos de empresas podem ser faturados?

CURSOS:

5) O que está incluso no valor do curso?
6) O almoço é fornecido?
7) Onde acho o preço no site?
8) Eu não sei nadar, posso fazer o curso mesmo assim?
9) Onde é que as aulas serão realizadas?
10) O CBSP é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
11) Qual a diferença do CBSP e do CBSN?
12) O HUET é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO:

13) Quanto tempo demora para o certificado ficar pronto?
14) Eu preciso de um certificado urgente, é possível emitir um com urgência?
15) Eu moro em outro estado, como posso retirar o meu certificado?
16) No período de homologação, como poderei comprovar a realização do curso?
17) O que acontece se eu for reprovado?
18) O que acontece se eu faltar o curso?

CONDIÇÕES ESPECIAIS:

19) Os cursos podem ser realizados em uma empresa ou embarcação?
20) Vocês realizam os cursos em outros idiomas?
21) Vocês podem providenciar alojamento?
22) Vocês enviam meu currículo para empresas para vagas de emprego?

PAGAMENTO

1) Quais são as formas de pagamento?
Dinheiro, depósito bancário, transferência em conta, cartão de crédito e cartão de débito.
Não aceitamos cheque.
Pagamentos parcelados apenas no cartão de crédito.
2) É necessário fazer um depósito para garantir a minha vaga no curso?
Aceitamos a inscrição sem depósito. No entanto, só podemos garantir uma vaga no curso após o pagamento do depósito.
3) Posso pagar online?
Não. Favor ver formas de pagamento.
4) Pagamentos de empresas podem ser faturados?
Sim, mas a empresa tem que se cadastrar com a Shelter primeiro.

CURSOS

5) O que está incluso no valor do curso?
A Shelter disponibiliza bloco para anotações, caneta, apostila em formato digital e impressa para uso em sala de aula, todo o EPI utilizado nas aulas práticas, translado da Shelter ao centro de treinamento (ida e volta) além de coffee break nos dias de aula teórica e almoço nos dias de aula prática.
6) O almoço é fornecido?
Somente nos dias de aulas práticas.
7) Eu não sei nadar, posso fazer o curso mesmo assim?
Sim. Todo o treinamento prático realizado na piscina se utiliza colete salva-vidas além de contarmos com uma equipe de mergulhadores profissionais que acompanham todo o treinamento.
8) Onde acho o preço no site?
No momento só disponibilizamos o preço no site para algumas promoções. Não colocamos os preços de todos os cursos no site. Por favor entre em contato conosco para saber os preços dos cursos.
9) Onde é que as aulas serão realizadas?
As aulas teóricas são realizadas nas salas de aula da Shelter. Por favor consulte a página com as nossas localizações.
As aulas práticas  são realizadas em locais devidamente vistoriados, credenciados e autorizados pela Diretoria de Portos e Costas e serão informadas no início do curso. O transporte para as aulas práticas saindo da Shelter está incluso no preço do curso.
10) O CBSP é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
Sim. O CBSP é obrigatório para todos aqueles que ficarem embarcados por mais de 72 horas. No entanto, este pode ser exigido pela empresa até mesmo para quem vai ficar menos de 72 horas.
11) Qual a diferença do CBSP e do CBSN?
O CBSP é obrigatório para embarques somente em Plataformas. Enquanto o CBSN é obrigatório para embarques em Navios.
12) O HUET é obrigatório para quem quer trabalhar em plataforma?
O HUET não é exigido pela Autoridade Marítima Brasileira. No entanto, este pode ser exigido pela empresa para quem precisa acessar a plataforma de helicóptero.

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO

13) Quanto tempo demora para o certificado ficar pronto?
Os certificados que são homologados pela Capitania dos Portos levam de 30 a 90 dias úteis.
14) Eu preciso de um certificado urgente, é possível emitir um com urgência?
Não. Os certificados que são homologados tem como obrigatoriedade a passagem pela Capitania dos Portos, o que nos impossibilita de interferir neste processo.
15) Eu moro em outro estado, como posso retirar o meu certificado?
O aluno poderá solicitar na administração do curso o envio do certificado via Correios.
16) No período de homologação, como poderei comprovar a realização do curso?
Após a aprovação os alunos poderão solicitar a qualquer momento uma declaração provisória que comprova a realização e aprovação no curso e possui a mesma função do certificado original.
17) O que acontece se eu for reprovado?
O curso é dividido em duas etapas: prática e teórica. O aluno que for considerado reprovado em alguma das etapas terá que realizá-la novamente.
18) O que acontece se eu faltar o curso?
O aluno deverá ter 90% de presença durante todo o curso. Só será permitida a reposição da aula perdida após justificativa de sua ausência a administração do curso. O aluno que não tiver 90% de presença não poderá fazer a prova.

CERTIFICADOS E APROVAÇÃO

19) Os cursos podem ser realizados em uma empresa ou embarcação?
Sim, mas dependo da localização o contratante pode ter que arcar com as despesas de deslocamento. Por favor entre em contato conosco para mais detalhes.
20) Vocês realizam os cursos em outros idiomas?
Todos os cursos são realizados em português. Caso seja necessário um tradutor o custo deve ser arcado pelo aluno ou empresa contratante.
O curso de VTS é a única exceção, já que o curso é todo em inglês. É um pré-requisito para este curso que o aluno saiba inglês.
21) Vocês podem providenciar alojamento?
Não. A Shelter não possui qualquer tipo de convênio/responsabilidade/parceria com possíveis locais de hospedagem. Todo alojamento é responsabilidade do aluno ou empresa contratante.
22) Vocês enviam meu currículo para empresas para vagas de emprego?
A Shelter não tem vinculo com nenhuma empresa para recomendações de emprego. Podemos indicar empresas e agências de recrutamento nas quais você poderá entregar seu currículo. Por favor consulte nossa seção de dicas e recursos para saber mais informações sobre emprego.