Muitas pessoas me perguntam o que é necessário para ter sucesso profissionalmente e por ter trabalhado muitos anos com Recursos Humanos e perceber atualmente nos clientes que passam por minha assessoria necessidades similares, eu resumi 6 características mais importantes para um profissional ter sucesso.

São elas: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Qualidade de Vida, Networking e Marketing Pessoal.

Então vamos lá! As características mais importantes para um profissional ter sucesso são:

Conhecimento = é sua formação técnica, os cursos que você tem. Como você está capacitado para o mercado. Você está atualizado em sua área? Seu currículo é atrativo?

Habilidade = é o saber fazer, são os talentos que você tem para a sua área. A sua experiência. Quais são as suas competências? O que você saber muito bem e que outras pessoas tem dificuldade?

Atitude = entrar em ação. É a capacidade que você tem para usar o conhecimento e a habilidade para fazer algo. No caso eu prefiro a atitude positiva, porque pessoas de sucesso transformam dificuldades em oportunidades. Você se considera uma pessoa resiliente? Uma pessoa que se adapta as adversidades sem sofrer com elas? Você acha que aprende nos momentos ruins?

Qualidade de Vida = equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Como você está fazendo o equilíbrio entre o trabalho, saúde, lazer, família, hobbies? Como está o seu equilíbrio emocional?

Como eu sempre digo, o sucesso está no equilíbrio.

Networking = rede de contatos. Sua capacidade de se relacionar, de fazer relacionamentos. Como está a qualidade da sua rede de contatos? Está mais do que comprovado que pessoas de sucesso possuem uma rede de relacionamentos de sucesso também.

Marketing Pessoal = sua imagem profissional. Como você está posicionado? Como as pessoas o percebem? Será que você sabe vender a imagem que você deseja?

É importante você de fato responder as perguntas para avaliar cada pilar.

Eu criei uma roda da profissão, com 6 pilares, que ajudam meus clientes a identificarem o nível de satisfação com cada pilar e vou colocá-la aqui para você também fazer essa análise.

Lembre-se que o primeiro passo para o sucesso é o reconhecimento do que é necessário para chegar lá.

Foco no Objetivo!

Foco no Resultado!

Foco na Carreira!

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Original por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Compartilhe

Deixe uma resposta