x

Dicas para criar relacionamento interpessoal no trabalho e na vida

 

Relacionar-se é uma atividade simples e essencial para nós que vivemos em sociedade e quando o assunto é trabalho, essa habilidade torna-se ainda mais importante.

Um currículo vencedor, boa formação, experiências, perfil e conhecimentos interessantes são requisitos iniciais para um profissional conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho, mas ter bom relacionamento de fato complementa e amplia essas possibilidades.

A palavra network, tão famosa no ambiente corporativo, nada mais é do que criar e manter relacionamentos para objetivos específicos. Trata-se de uma poderosa ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha.

Testemunhamos diariamente muitos casos de sucesso advindos da influência dos relacionamentos, mesmo nesse momento de escassez de oportunidades.

É importante ressaltar que criar relacionamentos é importante para nossa vida e manter um bom networking ativo é fundamental para que possamos crescer pessoalmente e profissionalmente, sendo assim, é necessário avaliar nossa postura perante as pessoas, a qualidade desta nossa rede de contatos e o quanto ela pode influenciar positivamente na busca por uma posição no mercado.

Seguem algumas dicas para refletirmos e alcançarmos um networking consistente para o trabalho e para a vida:

1. Construa relacionamentos de qualidade

Networking é qualidade e não quantidade. Não adianta você sair se relacionando com qualquer pessoa, pois você pode acabar criando uma rede que vai te colocar em um lugar pior do que onde você já está.

Construa relacionamentos com pessoas que tenham algo a agregar aos seus objetivos.

Pense na sua rede de contatos e responda: Quantas pessoas você indicaria para uma oportunidade de trabalho?

Tenho certeza que depois de responder essa pergunta você terá uma lista de contatos bem menor.

2. Mantenha uma boa imagem por onde passar

Nossa postura profissional e a imagem que deixamos por onde passamos refletem muito na hora de uma indicação.

Se você deixou alguma situação mal resolvida em uma empresa ou em alguma relação de trabalho, avalie esta experiência e tente fazer diferente na próxima oportunidade. Muitas empresas buscam recomendações profissionais de seus antigos empregadores quando precisam decidir por algum candidato.

Da mesma forma que você deseja se relacionar com pessoas de qualidade, outros pensarão desta forma ao manter relacionamento com você.

Pense na pergunta: Quantas pessoas da sua rede de relacionamentos lhe indicariam hoje para uma oportunidade?

Não tenha medo de refletir bem ao responder essa pergunta, pois ela é muito importante para você entender e começar hoje a mudar a forma como está se relacionando.

3. Busque relacionamentos de forma natural

Muitas pessoas, principalmente as mais tímidas, perguntam como e onde podem criar relacionamentos. A resposta é: em qualquer lugar! Em palestras, em filas (do avião, do banco, de restaurantes) em eventos sociais, teatro, museu, redes sociais (LinkedIn, Facebook), etc. Em qualquer lugar onde você perceba a oportunidade de construir um relacionamento de qualidade e de forma natural.

Lembro-me de uma vez que estava em uma fila de embarque no aeroporto, vestida com a blusa da empresa onde trabalhava e uma pessoa que estava atrás de mim começou a conversar comigo sobre a empresa, falou um pouco de sua experiência na área e como tinha interesse em conhecer mais da empresa. Foi uma conversa tranquila e que de certa forma me fez passar pela fila enorme do embarque sem sentir. Ele pegou os meus contatos, enviou o CV , conectou-se comigo no LinkedIn e passou a compartilhar informações relevantes sobre a área de formação na rede. A história dele ficou de alguma forma em minha cabeça que tempos depois pude me lembrar dele e indicá-lo para uma oportunidade de trabalho na empresa de um amigo.

Em que espaços você tem facilidade para se conectar com novas pessoas?

Comece hoje a buscar ao seu redor novas formas de relacionamento para ampliar seu networking!

4. Cultive os bons relacionamentos

É importante lembrar que relacionar-se é construir uma base de ajuda mútua, ou seja, se você entende que alguém pode ser importante para você em algum momento, essa pessoa precisa também reconhecê-lo desta forma.

Você lembra dos seus contatos apenas quando precisa usá-lo?

Imagine você receber uma ligação, de alguém que não fala com você durante anos, para pedir ajuda com uma recolocação no mercado de trabalho. No mínimo você entenderia essa ligação como uma forma de contato negativa.

É necessário criar realmente vínculos profissionais, visitá-los periodicamente e organizá-los de forma que possa identificá-los facilmente, para isso o LinkedIn ou mesmo uma agenda do celular podem ajudar muito.

Todos nós conhecemos pessoas e estamos conectados de alguma forma, costumo dizer que somos uma grande rede.

A partir do momento que refletimos e entendemos as contribuições que podemos fazer e receber passamos a constituir seres ativos e merecedores de recompensas dessa grande rede.

Tenho certeza que refletindo sobre essas dicas você poderá hoje criar e manter bons relacionamentos, para o trabalho e para a vida.

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Original por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Somos Especialistas em Formar Grandes Profissionais!
Inscreva-se
X