x

O que você precisa saber sobre liderança e motivação

 

liderança é uma virtude, uma força intrínseca, como diz Mario Sergio Cortella, a arte de liderar está dentro de você, mas precisa ser desenvolvida. Qualquer um pode comandar ter autoridade sobre algo ou alguém se julgar necessário, porque a liderança é circunstancial.

Para ele, um líder é aquele que é capaz de inspirar projetos, ideias, movimentos e pessoas, sendo possível criar ambientes de inovação e renovação.

Dentro das características de um líder está a motivação, que é à vontade, atitude para entrar em ação por algo.

Sendo assim, podemos dizer que a liderança é uma habilidade, que requer confiança para alcançar algo que se tenha interesse e que para liderar outras pessoas é necessário liderar a si mesmo. Afinal o líder que inspira é aquele que é exemplo, que é determinado, que tem capacidade de formular conceitos sobre outras pessoas porque se conhece muito bem, tem disciplina, equilíbrio e por isso pode servir aos outros.

E será que só os que exercem cargos de liderança precisam ser líderes de si mesmo?

A resposta é rápida quanto lembramos que ter autoliderança é saber o que temos de bom, o que precisamos melhorar as metas que temos a alcançar e o que nos motiva para chegar lá. A autoliderança permite a automotivação e isso é essencial ao ser humano.

Muitas vezes no ambiente corporativo aprendemos a ser um personagem a incorporar habilidades e competências para chegar a algum lugar que nem sempre é aonde gostaríamos de estar.

Liderar a você mesmo é ter condição de autorealização. É entender que você é o responsável por sua vida e por sua carreira, com isso o plano de carreira passa a depender de você e não da sua empresa ou outra pessoa, porque para ser realizado é preciso se conhecer e ninguém conhece melhor você do que você mesmo.

E como alcançar esse sentimento de realização?

Para sentir-se realizado é necessário ter algo a alcançar, o tal propósito e objetivos para se chegar nele.

Parece até clichê, porque falo isso sempre em todas as palestras, mas é fundamental porque ninguém entra em ação sem um motivo. Se para ter liderança é preciso motivar e para motivar-se é preciso ter auto liderança, quem é líder de si mesmo tem um propósito para se auto motivar e entrar em ação todos os dias. Concorda?

Tudo fica simples quando entendemos que propósito está dentro de nós, assim como a liderança, basta olhar para dentro, pensar o que você está fazendo aqui nesse mundo, o que você quer entregar, o que você quer deixar e o que o motiva para isso. Para o que você gostaria de acordar motivado todas as manhãs?

Seja um líder de si mesmo, pratique o autoconhecimento, assuma responsabilidade sobre a sua vida, sobre tudo que deseja realizar. Então, busque inspiração em você, no seu propósito, para se automotivar e motivar todos ao seu redor a serem cada vez melhores.

Lembre-se: foco na carreira!

Foco na Felicidade!

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Original por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Somos Especialistas em Formar Grandes Profissionais!
Inscreva-se
X