Saber onde encontrar as vagas de emprego apropriadas ao seu objetivo profissional nem sempre é tarefa fácil, ainda mais sabendo que o mercado de trabalho atual anda um pouco instável.

Entretanto, se você consolidou todas as suas experiências e habilidades para criar um currículo terá mais facilidade para mapear e encontrar as oportunidades de trabalho.

Hoje temos inúmeras possibilidades para buscar oportunidades: sites de empregos, empresas de recolocação profissional, consultorias de recrutamento, redes sociais, por exemplo.

Você precisa definir o seu objetivo para direcionar as buscas. Se o seu caso é recolocação profissional, porque está desempregado, por exemplo, deverá usar todos esses canais e ainda acionar o seu networking para encontrar o emprego que deseja.

Mas se você buscar transição de carreira ou crescimento profissional poderá investir tempo cadastrando-se nas consultorias de recrutamento ou fechando um serviço de outplacement e também buscar a vaga e cadastrar-se diretamente na empresa que deseja trabalhar, pelo link do trabalhe conosco.

Entenda a diferença dessas formas principais de buscar oportunidades:

Sites de empregos

Existem muitos sites de empregos gratuitos para o usuário, para isso você precisa criar o seu currículo e dedicar um tempo diário para buscar as oportunidades e candidatar-se. Os melhores sites de empregos são os que tiverem relação com o que você está buscando. O Vagas.com é o mais conhecido, por oferecer uma plataforma de banco de dados para as empresas, mas ele trabalha praticamente todas as profissões e pode não trazer resultados tão bons como sites específicos, como o Mercado Marítimo, que destina-se apenas ao público offshore. Hoje no mercado existem sites pagos também, como a Catho, por exemplo, mas a melhor opção para você será a que estiver ligada a sua área de trabalho e objetivo profissional.

Empresas de recolocação profissional

Essas são as empresas que fazem o serviço de outplacement, ou seja, de buscar uma oportunidade para o profissional e também orientá-lo para encontrar as oportunidades conforme o interesse. Esse serviço é cobrado, ou da empresa onde o profissional será dispensado ou do próprio profissional que buscar ajuda para recolocação e outplacement.

Existem muitas empresas de recolocação que cobram do candidato e fazem um trabalho idôneo e comprometido com o crescimento profissional, mas infelizmente existem outras que ligam para o candidato chamando-o para entrevista de uma vaga que não existe e se aproveitam do desespero para vender um pacote caríssimo de recolocação. Por isso, é importante entender tudo que existe no mercado para você buscar a melhor opção para o seu momento profissional.

Consultorias de recrutamento

As consultorias, muitas vezes chamadas de headhunters são especializadas em buscar profissionais com o perfil que as empresas buscam, sendo assim, elas são contratadas por pessoas ou instituições para fazer o recrutamento.

Essas consultorias precisam criar um banco de dados para atender a demanda das empresas que contratam seus serviços de recrutamento, por isso divulgam muitas vezes as oportunidades em suas páginas na internet, onde é possível se candidatar ou enviar o currículo para uma futura oportunidade. Por isso, busque as consultorias que mais estão próximas do seu objetivo e cadastre o seu currículo.

Para você começar as suas buscas, veja as consultorias mais conhecidas: Michael Page, Hays, Page Personnel e Robert Half.

Redes sociais

Hoje em dia cada vez mais as redes sociais são fontes de busca de oportunidades e também de avaliação de candidatos, como por exemplo: o Facebook , o Twitter e o LinkedIn.

Você precisa buscar na sua rede o que tem ligação com o seu interesse, mas posso dizer que as opções são enormes, desde blogs, páginas no facebook, até lista de e-mails e grupos no whatsapp. Exe.: Rio de Janeiro (Lista da Sandra Mara, Riovagas) e Curitiba (Elenize Poli).

Ter uma página em uma rede social profissional é uma excelente estratégia e o LinkedIn é umas ferramentas mais utilizadas pelos recrutadores na atualidade, seja empresa ou headhunter, por conter de forma rápida e pratica todas as informações relevantes sobre o candidato, como: experiências, cursos, contatos, recomendações de trabalho, entre outros.

Além disso, através dele você fica sabendo das oportunidades de seu interesse, notícias do mercado e pode encontrar profissionais que podem ajudá-lo ou indicá-lo para alguma oportunidade.

Saiba mais sobre como dar ao primeiro passo para desenvolver a sua carreira: Conheça o Curso de Descoberta Profissional!

Original Por Joice Vicente

Joice é Coach de Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira; Consultora de Recursos Humanos; Coautora do livro: “Construa o seu caminho. Você está construindo o seu?” é Sócia proprietária da empresa Carreira em Movimento. Ela atuou por muitos anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, onde teve a oportunidade de descobrir a paixão por ajudar as pessoas a serem felizes no trabalho. Hoje Joice é empreendedora e atua de forma independente em palestras, pesquisas e desenvolvimento de projetos vocacionais, treinamentos e coaching.

Compartilhe

Deixe uma resposta