Os cursos de Normas Regulamentadoras são de suma importância e sua execução deve ser feita de maneira responsável, comprometida e profissional. Uma vez que colocamos um trabalhador para realizar este tipo de atividade, devemos estar cientes das implicações e da aplicação das leis que a regulamentam. Algumas normas como a de número 35 não especificam o tipo de profissional que deverá ministrar este treinamento, fazendo com que sua interpretação seja confusa.

A melhor forma de trabalhar estes preceitos e fazê-los compreensíveis é, primeiro: entender o que a norma exige e colocar através de exemplos práticos a aplicação destes preceitos. Só assim será possível realizar um treinamento que seja satisfatório e não se perca em devaneios e histórias que nada acrescentam a curta carga horária que capacita um trabalhador para atividades em altura com risco de queda. A segunda forma é conseguir fazer com que todos os profissionais passem a ter visão prevencionista, acreditar que a prevenção é uma tarefa única e exclusiva do profissional de Segurança ou SESMT é um erro e pode custar muito caro. A terceira forma é o trabalho diário de prevenção, através da documentação, DDS, palestras diversas e supervisão.

Como parte do trabalho de prevenção, o treinamento deve ser feito dando caráter lógico e prático ao conteúdo normativo. Para isso é necessário que sejam claras as formas com que as informações são repassadas, que o método busque complementar estas duas características e que o instrutor tenha capacidade de realizar um treinamento dinâmico que capacite os profissionais a reconhecerem os riscos que estão expostos e as suas mais diversas formas de prevenção.

Aqui na Shelter o objetivo dos treinamentos é atender estas necessidades para que todos que serão aprovados tenham o conhecimento técnico necessário e consigam atuar perfeitamente em espaços confinados e trabalho em altura, assim são avaliados conforme o conteúdo do treinamento e outros tópicos pertinentes relativos a atividade. Na parte prática a avaliação consiste em capacitar os alunos para exercer os determinados trabalhos utilizando os equipamentos específicos e seguindo as orientações dos instrutores.

Fui ao Seconci-RJ para compartilhar estes valores, a forma como ministramos o treinamento, ou seja, didática e conteúdo, a necessidade da realização destes cursos e a importância da prevenção, baseada na compreensão por parte dos trabalhadores das políticas de segurança já vistas em normas e outras que irão além e atenderão a maneira mais segura de realizar atividades em altura e em espaço confinado.

Veja a apresentação feita no SECONCI abaixo:

Compartilhe

Deixe uma resposta