Fazer uma entrevista de emprego não é fácil. Com o passar dos anos, os examinadores ficaram mais exigentes – e o mercado também.

Na Construção Civil, a demanda por funcionários é constante, mas saber se apresentar e falar durante a entrevista vai garantir de vez sua vaga,.

Algumas atitudes simples e muito eficientes podem fazer com que você seja o candidato perfeito.

Pontualidade: a primeira avaliação

  • Seja pontual. Pontualidade não significa apenas chegar no horário correto.
  • Revise suas respostas mentalmente, aproveite o tempo para relaxar a respiração ou mesmo para uma ida ao banheiro;
  • Além disso, ao chegar ao local da entrevista, será necessária a sua identificação. Isso pode lhe tomar preciosos minutos.
  • Chegue sempre com, no mínimo, meia hora de antecedência ao seu local da entrevista.

Apresentação é seu primeiro cartão de visitas

Confira aqui algumas dicas para o dia da entrevista:

  • Esteja com os cabelos penteados, com as unhas cortadas e limpas e as roupas passadas são necessários para se passar uma boa impressão.
  • Não use perfume em exagero nem jóias e acessórios chamativos; a atenção do entrevistador deve ser no seu conteúdo.
  • As tatuagens são um pouco mais aceitas pelos entrevistadores. Mas, se for possível, esconda as mais aparentes e responda a verdade se perguntado sobre elas.
  • As roupas devem ser condizentes com o cargo que deseja ocupar. Não há uma fórmula certa, mas o clássico, calça social e camisa pode ser adotado.
  • Mantenha a postura firme e olhe diretamente nos olhos do entrevistador. Isso mostra confiança e segurança, perfil que muitas empresas procuram.

Procure saber o que a vaga quer

Ao se candidatar a uma vaga de emprego, procure saber mais sobre a vaga que quer ocupar. Saber quais as principais atribuições, o ramo que a empresa atua, quais os tipos de construção ela realiza e como você pode ser útil para o empregador fazem toda a diferença.

Se você for se candidatar à vaga de carpinteiro, por exemplo, procure saber o que a obra necessita: de alguém que vá fazer o telhado ou de alguém que monte os batentes. Isso vai preparar você para falar sobre o que você já fez nessa área, e como pode ajudar se for contratado.

Esteja pronto para dar referências de antigos empregadores e locais onde já trabalhou. Se você estiver se candidatando para um posto de trabalho que você já ocupou em outro lugar, fale sobre suas atividades e responsabilidades no antigo emprego.

Se você é um eletricista, por exemplo, tente ressaltar as instalações que já fez, seus conhecimentos sobre novas tecnologias e cursos que você já realizou.

Destaque suas habilidades durante a conversa com o entrevistador.

Não tente enganar o examinador

Nunca minta para o examinador.

Na construção civil, os cargos exigem muita especificidade e não vai adiantar você dizer que sabe uma coisa se não souber de verdade.

Não adianta falar para o examinador que já trabalhou como eletricista se sua formação é como bombeiro hidráulico. Muitas vezes, a necessidade de arrumar um emprego faz com que os candidatos mintam sobre suas reais habilidades.

Mas essa atitude elimina as possibilidades da empresa chamar você novamente para uma outra vaga.

Mostre-se disponível para aprender

Se o examinador perguntar sobre alguma área em que você nunca trabalhou, diga que não tem intimidade com o assunto, mas que está disposto a aprender. Deixe clara a sua vontade de fazer parte da equipe, mesmo que não seja o que você esperava.

Dentro da Construção Civil, muitas vagas vão surgindo ao longo da realização do projeto e você pode ser chamado posteriormente para a área em que tem habilidade.

Se a vaga é para pedreiro de acabamento, mas você realizou poucos trabalhos na área, diga que se for orientado é capaz de realizar serviços de acabamento em texturas. A boa vontade é essencial para quem deseja uma vaga nessa área.

Esteja disposto a assumir responsabilidades

Os empregadores buscam funcionários em que possam confiar. Estar disposto a assumir responsabilidades e ter espírito de liderança são atitudes valorizadas pela maioria das empresas.

Saber trabalhar em equipe é outra qualidade procurada. Destaque seu papel em equipes anteriores e como você ajudava a fazer a produtividade de todos aumentar com a sua eficiência.

Mostre como você sabe lidar com o gerenciamento de materiais, e como tirar o melhor aproveitamento de cada um deles. Saber como fazer com que a obra tenha um gasto final menor é uma qualidade muito procurada na Construção Civil.

O que não fazer durante a entrevista 

Existem alguns erros que podem ser evitados durante uma entrevista de emprego. O examinador estará atento ás suas respostas e atitudes o tempo todo – sua primeira avaliação são os olhos do entrevistador.

  • Não usar gírias e linguagem coloquial. Lembre-se que você está sendo avaliado e não conversando com um amigo. Mostrar-se educado, calmo e falar corretamente é essencial.
  • Não fale mal de seu antigo emprego. O entrevistador vai perguntar sobre o seu último trabalho. Você pode dizer que saiu da antiga empresa por corte de gastos, ou que as novas diretrizes não se adaptavam às suas habilidades. Ou se houve algum problema que está anotado em sua carteira, fale a verdade.
  • Não atrase para o horário agendado. Se você tiver algum problema que vá impedi-lo de ir à entrevista avise e tente agendar uma nova oportunidade, mas em hipótese nenhuma chegue fora do horário combinado.
  • Não se esqueça de desligar o celular antes de entrar para a sala do examinador.
  • Não tente demonstrar um conhecimento que não tem. Não falar sobre nada é melhor do que falar alguma grande besteira.

Em que momento negociar o salário?

A negociação salarial deve ser iniciada pelo examinador. Pesquise anteriormente qual o piso salarial da sua categoria e qual o valor pago pela maioria das empresas no mercado.

Valorize seu trabalho, mas não se esqueça que estamos em um período de crise.

Espere que o entrevistador lhe dê as opções de valores, e a partir daí negocie. Se for um valor mais baixo do que você esperava, tente negociar outros benefícios como aumento do valor dos vales transporte e alimentação, por exemplo.

Esperando a resposta: devo ligar para saber?

Se ao final da entrevista você não tiver uma resposta definitiva sobre ter sido aceito ou não no cargo, vale à pena pedir um endereço de email ou telefone pelo qual você possa se comunicar com a empresa.

Peça um retorno do seu desempenho durante a entrevista e deixe seus dados sempre atualizados e disponíveis para contato.

Seguindo essas regras você está cada vez mais próximo da sua nova vaga de emprego.

Páginas Relacionadas

Profissões na Construção Civil Pesada

Na Construção Civil Pesada há uma enorme gama de cargos a serem ocupados. Com demanda na construção de grandes obras para empresas e governos, é… Saiba mais

Cursos para Trabalhar em Construção Civil

Na Construção Civil a realização de cursos de especialização e aperfeiçoamento é muito importante para conseguir melhores cargos. Sendo regulada pela NR-18, que determina as… Saiba mais

Profissões em Construção e Reforma

A Construção e Reforma de Casas é uma área da Construção Civil que não conhece a crise. As oportunidades estão abertas com frequência e a… Saiba mais

Profissões na Construção Civil

A Construção Civil é uma área extensa, que oferece diversas possibilidades de emprego. É uma área em constante desenvolvimento, sempre tendo demanda da necessidade de… Saiba mais