Antes que possa ingressar em uma plataforma offshore para trabalho precisa obter as qualificações necessárias para a profissão que deseja exercer, e fazer os treinamentos de segurança exigido pela Autoridade Marítima Brasileira.

Cursos Básicos de Segurança Offshore

Curso Básico de Segurança de Plataforma – CSBP
O CBSP, mais conhecido como Salvatagem, é o curso obrigatório para ingressar em plataformas. Esse curso fornece os ensinamentos básicos de sobrevivência no mar, combate a incêndio e segurança para ficar embarcado em alto mar.

Helicopter Underwater Escape Training – HUET
O HUET, Treinamento de Escape de Aeronave Submersa, não é obrigatório, mas vem sido exigido cada vez mais pelas empresas, principalmente aquelas cujo acesso a plataforma é feito exclusivamente por helicóptero.

Cursos Avançados

Curso para Profissionais de Proteção Marítima – CPPM
O propósito desse curso é qualificar profissionais que vão trabalhar com a segurança da plataforma, conhecidos como o Company Security Officer (CSO) e Ship Security Officer (SSO). Os oficiais de proteção da plataforma precisam ser qualificados através deste curso.

Curso Avançado de Combate a Incêndio – CACI
Este curso destina-se a profissionais atuantes em unidades offshore que façam parte da equipe de combate a incêndio. Este curso fornece conhecimentos de combate a incêndio além do treinamento básico feito no CBSP.

Curso de Primeiros Socorros Offshore – CPSO
Profissionais não aquaviários que atuam na área de atendimento elementar de primeiros socorros a bordo de unidades marítimas. Este curso fornece os conhecimentos avançados necessários para os socorristas a bordo.

Equipe de Manobra e Combate a Incêndio de Aeronave – EMCIA
O curso destina-se a profissionais atuantes como Homens de Área, Plataformistas, Técnicos de Segurança e pessoas interessadas em trabalhar em helipontos, aeroportos de pequeno e médio porte e locais onde possuam operações com aeronaves.

Curso de Embarcação de Sobrevivência e Salvamento – CESS
Trabalhadores designados para a condução das embarcações de sobrevivência em plataformas devem se capacitar nas tarefas de lançamento e manobras com embarcações de sobrevivência e salvamento, além de abordar técnicas de sobrevivência no mar, resgate por helicóptero e noções de primeiros socorros.

Curso de Embarcações Rápidas de Resgate – CERR
Os trabalhadores, não aquaviários, que estejam envolvidos com a operação e o emprego de Embarcações Rápidas de Resgate (ERR), devem se capacitar nas tarefas de manobras com a ERR, procedimentos de segurança, emergências e operação de resgate.

Cursos Profissionalizantes Offshore

Curso de Homem de Área
Este curso destina-se a trabalhadores que desejam obter uma qualificação profissional para ingressar nas atividades de uma plataforma de óleo e gás. O Homem de Área deve auxiliar nas operações de movimentação de cargas, bem como auxiliar profissionais especializados nas atividades de manutenção e reparos.

Curso de Plataformista
O curso de Plataformista destina-se a profissionais que querem ingressar no setor perfuração e manutenção de poços de petróleo em sondas de perfuração. Esse curso fornece conhecimentos sobre como auxiliar a equipe de sonda, junto com o torrista e o sondador, assim como conhecimentos básicos sobre a indústria de óleo e gás, perfuração e exploração.

Curso de Torrista
O Torrista é mais experiente que o Plataformista e executa suas funções do alto da torre de perfurações. O curso de Torrista capacita o aluno sobre nas manobras de descida e retirada da coluna de perfuração e nas operações de sonda, além de segurança e trabalho em altura.

Curso de Sondador
Quem comanda a equipe de perfuração é o Sondador. O Sondador é responsável por coordenar a equipe durante a perfuração. Ele(a) deve ser qualificado(a) na função de Plataformista e Torrista e ser capacitado em todas as funções da cabine de controle.

Cursos Específicos de Segurança Offshore

Curso de Movimentação de Cargas – NR-11
O Curso de Movimentação de Cargas destina-se a trabalhadores que almejam trabalhar em plataformas de óleo e gás com movimentação de cargas. Muitas das profissões a bordo de uma plataforma lidam com movimentação de cargas, logo é necessário capacitar esses profissionais para que executem as manobras com cargas com segurança.

Curso de Trabalho em Espaço Confinado – NR-33
Por conta da complexidade da plataforma, existem vários espaços pequenos e com com pouca ventilação. Este curso capacita trabalhadores e vigias que necessitam trabalhar em nesses espaços.

Curso de Trabalho em Altura – NR-35
Todos os trabalhadores que executam tarefas acima de dois metros de altura são exigidos a certificação em trabalho em altura. Esse treinamento serve para que os profissionais a bordo de plataformas entendam os riscos e medidas de segurança para trabalhos executados em torres ou pendurados.

Cursos em Simuladores

Além dos cursos teóricos e práticos, alguns profissionais necessitam de qualificação em simuladores para que dominem a operação de equipamentos específicos. Os principais cursos de simuladores exigidos em plataformas estão listados abaixo:

  • Curso de Operador Geral em GMDSS
  • Curso de Operador em ECDIS
  • Curso de Gerenciamento de Passadiço
  • Curso de Operador de DP
  • Curso de Operador de Guindaste
  • Curso de Movimentação de Cargas
  • Curso de Operador de Lastro
  • Curso de Operador de ROV
  • Curso de Sondador (Drilling)
  • Curso de Controle de Poço (Well Control)

Cursos Técnicos e Superior

Outros cursos específicos que podem ser exigidos dependendo da função a bordo da plataforma. Os mais comuns são:

  • Inglês
  • Cursos técnicos (eletricista, mecânico, etc.)
  • Formação de marítimo/aquiviário
  • Curso superior para Engenheiros, geólogos, etc.

Como o ambiente de plataforma envolve lidar com pessoas de nacionalidades diferentes, o domínio da língua inglesa pode ser exigida para algumas funções, principalmente na área marítima.

Páginas Relacionadas

Dicas de Emprego em Petróleo & Gás Offshore

O mercado de Óleo e Gás no Brasil vive uma crise que teve início no final de 2014. Por conta das investigações nas empresas de petróleo,… Saiba mais

Como Criar um Currículo para Vagas em Offshore

Aprenda a usar Palavras-Chave no Currículo Escrever um currículo para indústria de Petróleo e Gás Offshore não é uma tarefa fácil. Afinal, há várias pessoas… Saiba mais

Como Fazer Entrevistas em Empresas de Óleo e Gás

A fase da entrevista é a mais difícil, logo é a mais crucial. É muito importante não desperdiçar essa oportunidade depois de passar por tantos… Saiba mais

Profissões em Óleo e Gás Offshore

Plataformas são como uma cidade industrial em alto mar. Essas comportam funcionários de várias áreas exercendo diversas profissões. O organograma abaixo mostra os principais departamentos… Saiba mais