Plataformas são como uma cidade industrial em alto mar. Essas comportam funcionários de várias áreas exercendo diversas profissões. O organograma abaixo mostra os principais departamentos de uma plataforma:

Departamentos em Offshore

Para facilitar a navegação as profissões foram separadas por categorias conforme abaixo. Nem todas as profissões listadas estarão presentes em uma plataforma. Cada empresa escolhe quem contratar de acordo com sua necessidade e experiência.

Clique nas categorias para ver as profissões que estão disponíveis para plataformas offshore.

Administração

A Administração lida com todos os aspectos práticos para que a plataforma possa funcionar com eficiência e segurança. Isto envolve organizar o transporte de equipamentos, e preparação para emergências e atendimento de pessoal com problemas de saúde. O Gerente da Plataforma possui o cargo mais alto e a responsabilidade pela plataforma inteira.

Embarcações de apoio

Além dos funcionários que trabalham diretamente em uma plataforma, há vários navios de apoio, como rebocadores, que necessitam de vários profissionais – geralmente marítimos.

As profissões listadas são um guia para quem estiver procurando emprego em plataformas. Antes de enviar um currículo, consulte se a vaga pede experiência e habilidades compatíveis com a sua qualificação.

Manutenção

A equipe de manutenção é responsável pela manutenção e reparação das máquinas e equipamento de perfuração do a bordo. Todas as operações elétricas a bordo e auxilio com instalações de equipamentos são feitos ou supervisionados por est departamento.

Marítimo

Os marítimos lidam com movimentos da plataforma e opera o sistema de posicionamento dinâmico. Eles também é responsável por guindastes, âncora, lastro e operações da plataforma, assim como todas as atividades da sala de controle e pousos e decolagens de helicópteros. Os funcionários marítimos tem qualificação de Aquaviários, geralmente como oficiais ou marinheiros.

Perfuração

A seção de perfuração é responsável por todo o trabalho relacionado com as operações de perfuração em si; desde a sondagem até o controle da operação de perfuração, usando equipamento eletrônico. Este também é responsável por todas as operações submarinas, inclusive a operação de ROV.

Para saber mais sobre os salários na indústria offshore, consulte aqui.

Páginas Relacionadas

Dicas de Emprego em Petróleo & Gás Offshore

O mercado de Óleo e Gás no Brasil vive uma crise que teve início no final de 2014. Por conta das investigações nas empresas de petróleo,… Saiba mais

Como Criar um Currículo para Vagas em Offshore

Aprenda a usar Palavras-Chave no Currículo Escrever um currículo para indústria de Petróleo e Gás Offshore não é uma tarefa fácil. Afinal, há várias pessoas… Saiba mais

Salários das Profissões nas Plataformas de Petróleo e Gás Offshore

As tabelas de salários abaixo foram separadas por departamento. Todos os valores estão em R$ (reais) por mês. Estes valores são indicativos e podem variar… Saiba mais

Cursos para Trabalhar em Plataformas de Petróleo e Gás Offshore

Antes que possa ingressar em uma plataforma offshore para trabalho precisa obter as qualificações necessárias para a profissão que deseja exercer, e fazer os treinamentos… Saiba mais