Os funcionários dessa área são marítimos/aquaviários com experiência de mar. Muitos dos cargos requerem que os funcionários já tenha feito cursos ou escola marítima e tenha alguns anos de experiência embarcado.

Capitão

O capitão é a posição mais alta no navio. Ele é responsável pela operação da embarcação, da navegação e da tripulação. Deve ter um bom conhecimento das leis marítimas internacionais e políticas da empresa.  Experiência anterior de pelo menos 5 anos em uma posição subordinada é sempre necessária, bem como um diploma de uma instituição de ensino marítimo credenciada.

Imediato

O Imediato é o segundo em comando, após o capitão do navio. O imediato é responsável pela superintendência do convés. Experiência anterior é necessária, assim como o diploma de uma instituição de ensino marítimo credenciada.

Oficial Náutico

O Oficial Náutico supervisiona as operações do convés e manutenção dos equipamentos de navegação de. Outras responsabilidades incluem a manutenção de botes salva-vidas e baleiras. A experiência anterior em uma posição subalterna em um navio é necessária, assim como formação marítima.

Oficial Radiotécnico

O Oficial Radiotécnico é responsável pela comunicação de rádio do navio sobre tempo, trânsito e segurança. Outras responsabilidades incluem manter o diário de bordo do rádio, comunicação de emergência de rádio e funcionamento dos dispositivos de segurança. Ele também é responsável pela entrega de correspondência de tripulantes e passageiros.

Oficial de Proteção

O agente de segurança é responsável por garantir a proteção no navio tipo inspeção de de bagagens suspeitas, passageiros e tripulantes. Ele faz controles regulares e checa se as regras estão sendo cumpridas. Esses oficiais geralmente são exigidos os cursos de CPPM e/ou SSO.

Oficial de Segurança

O oficial de segurança é responsável por instruir os membros da tripulação em questões de segurança e de exercícios de segurança. Deve conhecer a fundo o procedimento de abandono de navio. Experiência anterior em uma posição semelhante é necessária.

Praticante

O praticante auxilia o oficial de segurança.

Marinheiro

O marinheiro é um faz-tudo em do navio. Ele faz uma grande variedade de trabalhos – de pintura a atracar o navio, inclusive trabalhos de manutenção. Não é exigida experiência anterior. Contudo, as competências técnicas gerais serão aferidas.

Marujo

Marujo ou Marinheiro iniciante é um cargo para iniciantes, responsável pela manutenção geral, limpeza, pintura e outros pequenos trabalhos na secção de convés.

Páginas Relacionadas

Dicas de Emprego em Navios e Cruzeiros

Antes de procurar um emprego em navios e cruzeiros, deve se perguntar se esta é uma profissão boa para você. Esses são alguns dos desafios… Saiba mais

Restaurante

Uma grande parte dos viajantes de primeira viagem trabalham no restaurante, já que as exigências para esses cargos são menores. Os salário para equipe do… Saiba mais

Sala de Máquinas

Sala de Máquinas Os funcionários deste departamento são responsáveis pelo funcionamento e manutenção do navio de cruzeiro. Suas funções incluem garantir que o navio cumpre… Saiba mais

Saúde

Como o navio passa dias em alto mar sem acesso a hospitais ou clínicas médicas, esses levam uma equipe médico para qualquer emergência e para… Saiba mais