A Marinha Mercante tem duas áreas principais de atuação: Convés e Máquinas. As vagas para as duas áreas estão sempre abertas e o mercado segue em constante crescimento. Toda a formação tem início com o curso para aquaviários, com especialização específica para atuar na área, além de formação náutica complementar.

Quem trabalha no Convés é responsável por toda parte operacional do navio, como manobras e navegação. A formação permite que o profissional trabalhe em diversas categorias de embarcação em mar aberto podendo ser de cabotagem, apoio marítimo (Offshore), longo curso e também de apoio portuário e em hidrovias interiores, como bacias, enseadas e áreas marítimas abrigadas.

Carreira de Convés

O diagrama abaixo explica como funciona o ingresso e acensão na carreia de aquaviário de convés na marinha mercante.

Profissões de aquaviário para área de convés

Profissões

Confira aqui as principais profissões da Marinha Mercante na área do Convés, também conhecida como seção de náutica.

Moço de Convés (MOC)

Responsável por auxiliar processos de atracação e desatracação dos navios, realizando as amarras e ajudando a passar e recolher cordas. Cuida da manutenção do navio durante as viagens fazendo serviços de pintura e limpeza, mantendo o convés pronto para funcionamento. Pode também ser requisitado a ajudas o embarque e desembarque de pessoas e também de cargas. Também é responsável por zelar pela disciplina e organização dos tripulantes e da realização das tarefas de cada um.

A ascensão para Marinheiro acontece por tempo embarcado e por cursos de qualificação. São cursos pertencentes ao PREPOM e que preparam os aquaviários para o desempenho das funções. Quer saber mais? Clique aqui.

Marinheiro de Convés (MNC)

Realiza processos de atracação e desatracação, lançando e recolhendo amarras. Governa o timão da embarcação, para que esta continue no rumo correto. Controla e fiscaliza todo o sistema de botes salva-vidas da embarcação e dos equipamentos de segurança e movimentação da embarcação.  É responsável por turnos de vigilância e guarda para assegurar o bom funcionamento da embarcação.

Contramestre (CTR)

Dirige as atividades de manutenção do convés. Controla o estado dos equipamentos do navio como âncoras, cabos e outras instalações. É responsável por determinar as atividades e atribuições de cada tripulante da embarcação, orientando a execução e a disciplina.

2º Oficial de Náutica (2ON)

Responsável pelas funções administrativas e gerenciamento dos profissionais da tripulação do convés. È o menor cargo como oficial dentro de um navio e também é atribuição dele zelas pela segurança da embarcação e se seus tripulantes.

1º Oficial de Náutica (1ON)

Responsável por promover as melhores condições de segurança para o navio. É a ele que compete o manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicação da embarcação.

Capitão de Cabotagem (CCB)

Comandam as embarcações realizando manobras e garantindo a navegação. São responsáveis pela navegação pela Costa Brasileira e ao longo do Mercosul. Gerenciam material, documentos e pessoas durante o tempo embarcado. É o segundo na hierarquia dos oficiais da Marinha Mercante.

Capitão de Longo Curso (CLC)

São comandantes com permissão de navegação ao redor do mundo. Comandam e pilotam navios de grande porte e são responsáveis por toda a segurança e funcionamento das embarcações. É o posto mais alto da Marinha Mercante Brasileira.

A ascensão na carreira acontece por tempo de embarcação e pela realização de cursos de aperfeiçoamento. O tempo para mudança de cargo é de, em média, 2 a quatros anos.

Patentes

Como a formação de aquaviário tem uma hierarquia militar, cada cargo tem um patente:

Patentes de marinha para área de convés Cursos

Cursos de qualificação também são essenciais para uma ascensão na carreia. Confira aqui os cursos necessários do PREPOM para ajudar a subir na carreira de aquaviário.

Páginas Relacionadas

Como ingressar na Marinha Mercante?

O inscrição para os cursos no CIAGA é hoje uma das mais sólidas e promissoras carreiras existentes no mercado. Com possibilidades de início imediato e… Saiba mais

PREPOM – Programa de Ensino Profissional Marítimo

Os cursos do PREPOM – Programa de Ensino Profissional Marítimo são destinados à formação e aperfeiçoamento de todo o pessoal aquaviário de navios mercantes. Aquaviários… Saiba mais

Aquaviários da Seção de Máquinas – Marinha Mercante

A Marinha Mercante possui dois principais setores: Convés e Máquinas. O setor de máquinas é responsável pelo funcionamento e manutenção dos equipamentos do navio. São… Saiba mais

Salários de Aquaviários da Marinha Mercante

Os salários recebidos na Marinha Mercante são um dos maiores atrativos da carreira. Variando bastante entre empresas públicas e privadas, os valores podem passar dos… Saiba mais